quarta-feira, 11 de outubro de 2017

BUGANVÍLIA - BONITA E PODEROSA!




Sabe aquela linda planta trepadeira que você ver por vários jardins por aí? Então, ela pode ser de grande ajuda na sua saúde e você, provavelmente, não sabia disso.

A Bougainvillea tem vários benefícios para a saúde, entre eles o controle da diabetes, tratamento da tosse, elimina o muco que se forma na laringe, faringe e brônquios, reduz febre graças ao efeito antipirético, que é quase instantâneo e cura de úlceras. Nativa do Brasil, Peru e região sul da Argentina, esta flor costuma ser usada para embelezar ruas e jardins. Mas guarda um enorme potencial terapêutico. Podendo ser encontrada em 5 cores vivas e exuberantes, também é conhecida como Primavera, roseiro, pataginha, santa-rita, buganvília, pau-de-roseira e flor-de-papel.

Está cientificamente comprovado que trata úlceras, acaba com a diarreia e funciona como um anti microbiano no corpo humano.

Pela presença do composto pinitol em seu princípio ativo, exerce efeitos semelhantes ao da insulina. Logo, melhora o controle glicêmico, otimizando a captação de glicose no corpo. A casca da raiz regenera as células produtoras de insulina, ganhando espaço na crença da comunidade científica como um excelente remédio contra a diabetes. Também incrementa de forma surpreendente a produção de HDL, o colesterol bom, podendo ser usada com sucesso para esta finalidade.

Todas essas vantagens podem ser desfrutadas a partir das flores dessa planta. No entanto, se você precisa tratar o sistema digestivo, são as raízes e as folhas seus maiores aliados. Isso porque a raiz tem efeito laxante, enquanto as folhas combatem a diarreia.

E tem mais benefícios:

A flor de buganvília também pode cuidar da pele, graças às propriedades antissépticas, evitando acnes, infecções e descamações. Então, se sua pele descasca muito, pode ser sinal de bactéria e a flor de primavera é capaz de limpar e controlar as toxinas cutâneas com profundidade. Cicatriza feridas, se você fizer uma infusão fria com as flores da planta e desintoxica o corpo, melhorando o funcionamento dos órgãos, como o fígado.


Receita de chá de Buganvília

INGREDIENTES:

1 punhado de flores frescas


1 litro de água


1 colher (sopa) de mel (opcional)


MODO DE PREPARO



Lave as flores para remover as impurezas.
Depois leve-as para ferver na panela com água.
Quando a água mudar de cor, isto é, ficar com a cor das flores, desligue o fogo.
Deixe a solução descansando por alguns minutos e depois coe.
Para melhorar o sabor da bebida, adicione o mel quando o fogo já estiver desligado.
Consuma a bebida sempre bem morna.

0 comentários:

Postar um comentário