quinta-feira, 12 de outubro de 2017

TAIOBA E SEUS BENEFÍCIOS

A taioba é um vegetal comum em muitas hortas caseiras, principalmente em Minas Gerais, mas curiosamente é pouco consumido pelos brasileiros, afinal não é tão vendido em feiras e supermercados. As folhas são parecidas com as de inhame – algo de certa forma perigoso, pois as de inhame não são comestíveis – com o diferencial que no caso da taioba o caule está próximo à folha. A planta desconhecida merece entrar no cardápio diário de todos, afinal ela é riquíssima em nutrientes que são indispensáveis à boa saúde.


VALOR NUTRICIONAL DA TAIOBA


A taioba é rica em Vitamina A, B e C, e com ferro, cálcio e potássio na composição nutricional. A taioba oferece vários benefícios à saúde, servindo como ótimo tratamento para algumas doenças – como a anemia, por exemplo – e para a prevenção de futuros problemas. Se o seu objetivo é avançar os anos com saúde, disposição, energia e qualidade de vida considere a taioba como um dos vegetais importantes nesse processo.
A folha da taioba é eficaz contra a prisão de ventre, fortalece o sistema imunológico, bom para a visão, combate a anemia, combate o envelhecimento precoce, previne cãibras, controla a pressão arterial e é bom para a saúde dos ossos.


DICAS PARA CULTIVAR TAIOBA

Sorte dos mineiros que têm mais chances de consumir este incrível vegetal que merece maior protagonismo. Mas vai uma boa notícia para quem tem a própria  horta e adora plantas: É fácil cultivar a taioba.
A planta desenvolve-se na sombra, longe do sol. Se a sua horta tiver um espaço na sombra, ótimo, se não, você poderá alocar a plantação de taioba sob um toldo durante os períodos mais fortes do sol, entre as 10h e 16 horas. Não se esqueça de manter a terra úmida.
Observe atentamente as folhas. Se estiverem amareladas é sinal de que o solo está seco e o contato com o sol foi excessivo.

Pronto, agora é só acompanhar de perto o desenvolvimento desse vegetal tão importante. Incorporá-lo à sua dieta e de sua família é uma excelente atitude para a saúde de todos.

ATENÇÃO!

Existem algumas plantas muito parecidas com a taioba, mas elas NÃO SÃO COMESTÍVEIS. Elas podem causar intoxicações ou até problemas mais graves. Portanto, MUITO CUIDADO. É importante saber identificar a taioba das demais plantas.

0 comentários:

Postar um comentário