terça-feira, 10 de outubro de 2017

OS DEZ BENEFÍCIOS DO CHÁ DE AMORA


Extremamente saborosa, a amora é uma fruta que encanta por sua beleza. Com sabor azedo e adocicado ao mesmo tempo, ela é formada em 85% de água e por proteínas, fibras, lipídeos e carboidratos.


O interessante é que não é apenas a fruta que faz bem à saúde, pois os benefícios da folha da amora também são extensos. Descubra quais são eles...


1. Combate os radicais livres
Uma pesquisa publicada na edição de fevereiro no ano 2000 do Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Agrícola e Alimentar, tradução livre) identificou que as folhas e as frutas sem espinhos da amora são dotadas de propriedades antioxidantes.
Com isso, é possível concluir que o chá preparado a partir das folhas de amora combate a atuação dos radicais livres causadores de doenças como o câncer e que promovem o envelhecimento no organismo humano. Justamente a ação trazida por substâncias com propriedades antioxidantes.

2. Cólicas menstruais
O chá de amora pode ser considerado um aliado da saúde da mulher devido ao fato de aliviar as dores das cólicas menstruais e o desconforto que aparece em decorrência da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

3. Auxílio ao tratamento de problemas de saúde
A bebida feita a partir das folhas de amora pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de condições como dores de cabeça frequentes, alterações na libido, depressão e doenças nos rins.

4. Combate insonia
Quem sofre com dificuldades para dormir também pode obter benefícios com a ingestão do chá de amora. Isso porque a bebida também é conhecida por combater problemas relacionados à insônia, tendo em vista que possui propriedades calmantes.

5. Alívio à diarreia
O chá de amora é aprovado pela agência regulatória de ervas da Alemanha como uma bebida que alivia a diarreia aguda sem causa específica. Os taninos encontrados na bebida é que são responsáveis por tal efeito.

6. Contribuição com o tratamento de problemas nas membranas mucosas 
As folhas de amora também foram aprovadas na Alemanha para o tratamento de inflamações moderadas nas membranas mucosas da boca e da garganta. Isso indica que elas podem aliviar feridas na boca e dores de garganta. Neste sentido, o chá de amora pode ser utilizado para fazer gargarejos.

7. Saúde dos ossos
Rica em cálcio e fonte de magnésio, dois minerais importantes para os ossos, a bebida feita a partir das folhas de amora também contribui para que os ossos mantenham uma condição saudável. Assim, podemos concluir que ela combate doenças que afetam os ossos como a osteoporose.

8. Saúde da pele
Por conta da presença de antioxidantes, vitamina C e vitamina E em sua composição, o chá de amora ajuda a manter a pele saudável, reduz as rugas e fortalece as estruturas de colágeno do tecido conjuntivo. O colágeno é importante para tornar a pele mais firme, além de combater a sua flacidez.

9. Colabora com o tratamento de hemorroidas
O chá de amora também contribui com a diminuição de hemorroidas.

10. Chá de amora ajuda amagrecer
O chá de amora auxilia na decomposição de açucares que acontece no intestino delgado. O açúcar vira gordura, que se acumula na região abdominal, e serve como fonte de energia para o corpo. Portanto, caso seja consumido no lugar de bebidas calóricas como refrigerantes, sucos industrializados, cafés cremosos, achocolatados cheios de açúcar e milkshakes, o chá de amora pode colaborar com o emagrecimento ao promover uma diminuição no consumo calórico.
Isso porque para perder peso é necessário ingerir uma quantidade de calorias menor do que a taxa calórica que é queimada.

Para fazer o chá, basta cozinhar algumas folhas de amora em um litro de água. Você pode fazer menos também. Em média é uma folha para cada xícara.
Veja aqui outras receitas de chá com vários tipos de amora

Não consuma exageradamente

Lembre-se que tudo em exagero é prejudicial. O consumo excessivo pode acarretar problemas no figado e interferir na absorvição de cálcio e ferro pelo organismo. Além de pertubações estomacais, náuseas e vômito.
Uma ou duas xícaras de chá por dias já é mais que o suficiente para se obter os benefícios sem quaisquer efeitos colateiras.
A bebida não pode ser ingerida por pessoas que sofrem com problemas no fígado e mulheres grávidas, visto que as folhas de amora são utilizadas como um tônico uterino, que causa contrações no útero.
Em grandes quantidades, tônicos uterinos podem levar as gestantes ao aborto ou ao parto prematuro.

0 comentários:

Postar um comentário