terça-feira, 10 de outubro de 2017

RECEITAS DE CHÁ DE AMORA


O chá de amora é um poderoso aliado na saúde, principalmente na saúde da mulher. Pois ele ajuda a combater as cólicas menstruais e problemas causados pela TPM. Além disso ele ajuda a combater a osteoporose, diarreia e auxilia na perda de peso.

1. Chá de amora

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 3 a 5 folhas de amoreira secas ou 1 colher de sopa de folhas de amoreira trituradas.

Modo de preparo:

  1. Ferver o litro de água em uma panela no fogão;
  2. Desligar o fogo e adicionar as folhas de amoreira;
  3. Tampar a panela e deixar descansar durante 10 minutos. Servir-se e consumir todo o chá dentro de um período de 24 horas para não desperdiçar suas propriedades. 

2. Chá de amora miura

Ingredientes:

  • 12 g de folhas de amora miura;
  • 1,5 l de água fria.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela e adicionar as folhas de amora miura na água ainda fria;
  2. Levar ao fogo e deixar ferver durante 10 minutos. Coar e servir-se.

3. Chá de amora branca

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de amora branca.

Modo de preparo:

  1. Colocar o litro de água em uma panela e levar ao fogo para ferver;
  2. Então, acrescentar as folhas secas de amora branca e desligar o fogo. Deixar descansar durante alguns minutos e tomar o chá quando ele estiver morno.

Cuidados com o chá de amora


Ao ser consumido em grandes quantidades, o chá de amora pode causar perturbação estomacal, náusea e vômito, trazer efeitos tóxicos ao fígado e interferir com a absorção de cálcio e ferro por parte do organismo.
Uma dica para amenizar esse último problema, além de beber o chá com moderação, é adicionar limão à bebida. A justificativa para isso é que a fruta é rica em vitamina C, que contribui com o aumento da absorção de ferro.
Outra forma de evitar o problema é não consumir o chá ao mesmo tempo em que fizer uma refeição, de modo que ele não venha a atrapalhar a absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos.
Caso esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamentos, consulte o médico responsável pelo tratamento para saber se não existe risco de interação entre o remédio e o chá de amora.
Além disso, não confie exclusivamente no chá para tratar uma doença ou condição de saúde. Por mais que ele possa ajudar, ainda é fundamental que você consulte seu médico e obedeça as orientações dadas por ele em relação ao tratamento completo.

Contraindicações 


A bebida não pode ser ingerida por pessoas que sofrem com problemas no fígado e mulheres grávidas, visto que as folhas de amora são utilizadas como um tônico uterino, que causa contrações no útero.
Em grandes quantidades, tônicos uterinos podem levar as gestantes ao aborto ou ao parto prematuro.

0 comentários:

Postar um comentário